Dutra Borrachas | Plásticos | Poliuretano
Dutra Borrachas | Plásticos | Poliuretano
Não há produtos na lista

Borracha ebonite

Ebonite é o nome comercial referente a uma resina sintética artificial de natureza vulcânica, rica em enxofre (cerca de 20 a 30% de sua composição) e com pouca elasticidade. Seu nome deriva do uso proposto para o material, uma opção mais barata e acessível para o ébano, madeira dura e escura de alta qualidade, utilizada em móveis (em inglês, ébano – ebony).

O nome Ebonite refere-se também a uma marca de bolas de boliche fabricadas pela Ebonite International, EUA Sporting Goods Company. As bolas de ebonite foram produzidas por mais de 100 anos.

O material é produzido a partir de borracha natural e resinas sintéticas misturadas ao enxofre. Hoje em dia, porém, os fabricantes usam vários tipos de borracha sintética para obter a ebonite propriamente ou em combinação com a borracha natural. Sua cor é geralmente negra e tem uma superfície brilhante. Apresenta-se com textura suave, porém dura e inelástica. A indústria desenvolveu uma variedade de cor avermelhada na década de 1930, mas materiais como celulóide e o acrílico acabaram por eventualmente substituí-lo.

Cientistas e engenheiros trabalharam em separado no desenvolvimento da ebonite tanto nos Estados Unidos como na Grã-Bretanha na década de 1830, sendo que o primeiro a desenvolver a resina do modo como atualmente a conhecemos foi Charles Goodyear em 1839, por meio do aquecimento de borracha com enxofre durante um longo período de tempo – um processo chamado de vulcanização. Goodyear teria garantida a patente do processo de vulcanização em 1843, e outro cientista britânico, Thomas Hancock, patenteou um processo semelhante por volta da mesma época.

A ebonite é conhecida genericamente como “borracha dura” e antigamente era bastante divulgada com o nome de “vulcanite”, porque seu processo de fabricação ocorre a partir da vulcanização da borracha. Hoje em dia, o termo vulcanite não é mais utilizado para a resina sintética, sendo empregado na denominação do mineral de mesmo nome.

A resina artificial é utilizada na indústria para uma variedade de produtos desde bolas de boliche, borrachas presentes nos carros e até mesmo palhetas (peça onde se posiciona a boca do músico) para clarinetes. Além de bolas de boliche e palhetas para instrumentos musicais, a ebonite tem sido usada para fazer pentes, canetas, hastes de tubos, botões, joias e ainda em isolamento elétrico e nas caixas de bateria.

Altas temperaturas, luz forte ou exposição prolongada à água pode danificar a ebonite, devido ao gradual vazamento do enxofre para fora do material, fazendo com que sua superfície brilhante torne-se opaca e sua consistência decadente.

 

Informações para orientação genérica. Na hora de especificar o produto para um projeto ou compra, deve se conhecer melhor alguns parâmetros.

Consulte nossos técnicos.