Dutra Borrachas | Plásticos | Poliuretano
Dutra Borrachas | Plásticos | Poliuretano
Não há produtos na lista

Borracha polibutadieno (Polibutadieno BR)

Obtenção do polibutadieno, BR, agentes catalíticos e parâmetros de polimerização. Propriedades dos vulcanizados de polibutadieno. Misturas com NR, SBR, IR, CR ou NBR. Aplicações.

 

Propriedades da Borracha Polibutadieno BR:

O polibutadieno é a única borracha sintética cujos vulcanizados apresentam uma maior elasticidade que a dos vulcanizados de borracha natural (NR), o que significa, por outro lado, que a histeresis é limitada e que a resistência à abrasão e a flexibilidade a baixas temperaturas são superiores [3]. Têm uma resistência ao calor superior à dos vulcanizados de NR e semelhante à dos vulcanizados de SBR. Por outro lado, a aderência ao solo de misturas com cerca de 50-60% de BR é bastante baixa, o que, por vezes, é completamente desaconselhável.

A tensão de rotura dos vulcanizados de BR com alto teor em cis-1,4 é consideravelmente menor do que a de vulcanizados comparáveis baseados em NR ou SBR. Todavia, as misturas com NR ou SBR podem satisfazer propriedades técnicas de vulcanizados de BR com exigências de elevada qualidade. Por outro lado, as propriedades dos vulcanizados de NR ou SBR são melhoradas, em diferentes aspectos, quando se lhes adiciona cis-1,4 BR, devido à baixa Tg deste.

Os graus puros de cis-1,4 BR conferem aos vulcanizados uma melhor resistência à abrasão, mas pobre tração quando molhados (wet traction). À medida que o conteúdo em vinilo-1,2 aumenta a resistência do polibutadieno à abrasão piora e a tração quando molhado melhora, pelo que, para aplicações concretas é necessário encontrar um compromisso. Com a exceção da borracha natural epoxidada (ENR), a resistência à abrasão é ganha, em regra geral, à custa da tração quando molhado (wet traction).
Pela dificuldade de processamento, nomeadamente nos moinhos de rolos, e para que algumas propriedades dos vulcanizados baseados em BR possam atingir níveis elevados, a borracha de polibutadieno é, sobretudo usada em misturas com NR ou SBR, conforme já referido. Estas misturas permitem incorporar maiores quantidades de negro de carbono (negro de fumo) e de óleo, e proporcionam a obtenção de maior velocidade de extrusão, maior tensão de rotura e melhor flexibilidade a baixa temperatura.

 

Informações para orientação genérica. Na hora de especificar o produto para um projeto ou compra, deve se conhecer melhor alguns parâmetros.

Consulte nossos técnicos.