A borracha butílica é um copolímero de isobutileno (“»98%) e de isopreno (“»2%). Como se pode verificar na sua cadeia hidrocarbonada (Figura 9), o nível de insaturação é muito baixo, o que lhe confere excelente resistência ao envelhecimento.
São produzidas borrachas butílicas com graus de insaturação compreendidos entre 0,8% e 2,2%. Quanto maior for o grau de insaturação, maior será a velocidade de vulcanização e a resistência ao calor, mas diminui a resistência ao ozônio.
A borracha butílica não admite contaminações de borrachas diénicas – que são borrachas altamente insaturadas. Se a contaminação ocorrer, podem surgir graves problemas, pois a borracha butílica vulcaniza mal e apresenta de laminações nas zonas contaminadas.
As principais características da Borracha Butílica Poliisobutadieno isoprene IRR:
• Elevada impermeabilidade aos gases e ao ar;
• Boas propriedades de flexão;
• Elevado amortecimento;
• Boa resistência ao calor;
• Boa resistência ao envelhecimento provocado pela intempérie e pelo ozônio;
• Boa resistência química a gorduras vegetais e animais e a substâncias fortemente oxidantes;
• Boas propriedades elétricas;
• Não é resistente a hidrocarbonetos e a solventes.
As principais aplicações da Borracha Butílica Poliisobutadieno isoprene IRR:
Estão relacionadas com o seu elevado grau de impermeabilidade. Foi muito utilizado no fabrico de câmaras de ar para automóveis e caminhões, um produto que está em fase de declínio, face à expansão dos pneus sem câmara e ar (pneumáticos tubeless). A borracha butílica utiliza-se no fabrico de membranas, vedantes, sacos para vulcanização de pneus (bladders), mangueiras para resistir ao vapor de água, apoios e rolhas para aplicações farmacêuticas. É aproveitada, em muitas aplicações, a sua boa resistência a agentes químicos, tais como ácidos e bases, mesmo em soluções concentradas.
Informações para orientação genérica. Na hora de especificar o produto para um projeto ou compra, deve se conhecer melhor alguns parâmetros.
Consulte nossos técnicos.