Dutra Borrachas | Plásticos | Poliuretano
Dutra Borrachas | Plásticos | Poliuretano
Não há produtos na lista

Borracha poliisopreno (Poliisopreno IR)

A borracha de isopreno ou poliisopreno é uma borracha natural sintética, ou seja, é um cis-1,4-poliisopreno obtido sinteticamente. A característica técnica do produto sintético depende da percentagem de 1,4 cis, sendo tanto mais parecida com a borracha natural quanto mais cis contém.

Como a estrutura química é quase similar à da borracha natural (os espectros infravermelhos são quase iguais), o campo de aplicação de a IR é semelhante ao da borracha natural, embora a borracha sintética IR seja bastante mais pura. A maior parte da borracha de isopreno é formulada juntamente com borracha natural (NR) ou borracha de estireno butadieno (SBR), necessitando, todavia de uma quantidade de aceleradores superior à da borracha natural.

As primeiras tentativas na pesquisa de borrachas sintéticas tinham por finalidade obter uma borracha sintética semelhante à borracha natural, usando o isopreno como material de partida [F. Hofman, 1909]. Em 1954 Goodrich foi bem sucedido na síntese decis-1,4-poliisopreno (IR), a então chamada “borracha natural sintética” usando os agentes catalíticos de Ziegler-Natta (Carlos Ziegler e Júlio Natta), tetracloreto de titânio e trialquil-alumínio. Pouco depois Firestone descobriu a marcha para a síntese de IR usando lítio finamente disperso e alquil-lítio como agentes catalíticos, o que já tinha sido proposto por C.D. Harries em 1917. A produção em grande escala de borracha de isopreno (IR) utilizando lítio foi inicializada em 1960 pela Shell, mas foi somente comercializada em 1962 pela Goodyear.,

 

 

Descrições Borracha de Isopreno ou Poliisopreno IR:

borracha poliisopreno sintético possui propriedades muito idênticas às da borracha natural. Apresenta excelente elasticidade, resiliência, rasgo, e resistência à abrasão. Apresenta má resistência à chama. A sua resistência ao envelhecimento pelos agentes atmosféricos, luz solar, luz ultravioleta, oxigénio e ozono são muito fracos. É também muito fraca a sua resistência aos óleos, gasolinas, solventes e fluidos hidráulicos. A sua resistência a soluções diluídas de ácidos ou bases é boa, mas a sua resistência é apenas moderada para soluções concentradas. A resistência a baixas temperaturas é boa, podendo estar em serviço a –60ºC, por períodos não muito longos. Não deve ser utilizada a temperaturas superiores a 80ºC, em regime permanente; devidamente formulada, pode ser utilizada por períodos curtos até 100ºC.

 

 

Aplicações da Borracha de Isopreno ou Poliisopreno IR:

Pode também considerar-se a borracha de poliisopreno como uma das borrachas de uso geral. Tal como a borracha natural, apenas não é indicada para resistir ao calor (temperaturas de regime, como vimos, acima de 80 ºC) nem para resistir aos óleos. Tampouco resiste em meios químicos muito agressivos (ácidos e bases concentrados) e solventes.

A borracha de poliisopreno é sobretudo utilizada no fabrico de: pneumáticos, bandas elásticas, tubos e mangueiras, molas elastoméricas, apoios e absorvedores de choques, componentes para calçado (solas), artigos farmacêuticos (bicos para biberões, chupetas, rolhas, etc.), artigos para contacto com produtos alimentares e artigos de uso doméstico.

 

 

Informações para orientação genérica. Na hora de especificar o produto para um projeto ou compra, deve se conhecer melhor alguns parâmetros.

Consulte nossos técnicos.