Borracha butílica halogenada (Butílicas halogenadas CIIR e BIIR)

Trata-se de borracha butílica halogenada com cloro ou bromo – borracha clorobutílica ou borracha bromobutílica (Figura 10).

 

O processo de halogenação introduz 1,1 a 1,3 % de cloro ou 1,9 a 2,1% de bromo. Ahalogenação tem por finalidade criar outros pontos de reactividade nas unidades funcionais da borracha de butil e aumentar as possibilidades de vulcanização, inclusive com agentes de vulcanização como o óxido de zinco e resinas fenólicas.

As borrachas butílicas halogenadas apresentam uma grande vantagem sobre a borracha butílica: são compatíveis e, portanto podem ser misturadas com borrachas diénicas. A borracha de bromobutil vulcaniza mais rapidamente que a borracha clorobutil.

As propriedades do clorobutil e bromobutil são praticamente as da borracha IIR. Densidades: Clorobutil: 0,92; Bromobutil: 0,93. Contudo, a resistência à água e umidade é inferior, porque alguns produtos formados durante a vulcanização são sais solúveis em água. Não são, por este motivo, adequadas para isolamento elétrico.

 

 

Aplicações Borracha butílica Butilicas halogeanadas CIIR E BIIR:

As borrachas butílicas halogenadas encontram as suas principais aplicações no fabrico de pneumáticos do tipo sem câmara de ar (no forro das suas paredes interiores, nos chamados inner liners), no fabrico de vários tipos de vedantes, membranas, mangueiras para transporte de produtos químicos e rolhas para aplicações farmacêuticas.

 

Informações para orientação genérica. Na hora de especificar o produto para um projeto ou compra, deve se conhecer melhor alguns parâmetros.

Consulte nossos técnicos.