Borracha natural (Natural NR)

O primeiro material conhecido como borracha (“caoutchouc” derivado da palavra índia “caa-o-chu”) é o poliisopreno recolhido da seiva da árvore Hevea Brasiliensis, látex, sendo por tal fato conhecido como borracha natural (NR). A borracha natural pode reagir com o enxofre a temperaturas elevadas para formar reticulações, ocorrendo à transformação de um estado pegajoso e fundamentalmente plástico num estado elástico.

A borracha natural foi a primeira e única borracha a ser utilizada até 1927, sendo o seu interesse atual não simplesmente histórico, mas sim, devido ao seu potencial técnico.

A borracha natural é obtida por coagulação do látex. Os graus de qualidade mais elevados são obtidos através da coagulação por acidificação, sob condições fabris cuidadosamente controladas.

A borracha natural comercial tem uma pequena quantidade, 4 a 9%, de outros constituintes. Destes, os mais importantes são os antioxidantes naturais e ativadores de vulcanização representados pelas proteínas e ácidos gordos. Na tabela I indica-se a composição típica da borracha natural, NR.

 

 

Propriedades da Borracha Natural NR: 

Os vulcanizados de borracha natural possuem propriedades com valores muito interessantes do ponto de vista tecnológico, especialmente boa resistência à tração combinada com uma boa elasticidade, boa resistência ao calor até 80-90 °C, boa flexibilidade a baixas temperaturas até cerca de -55 °C e excelentes propriedades dinâmicas exibidas durante solicitações cíclicas. Apresenta alta permeabilidade ao gás, resistência limitada ao envelhecimento e ao ozônio. Não é resistente a agentes oxidantes como, por exemplo, o ácido nítrico, a óleos minerais e a hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos. No entanto, devido à grande proliferação, melhoramento, inovação e especialização das borrachas sintéticas, a borracha natural tem vindo a ser gradualmente substituída, especialmente em peças técnicas com necessidade de resistência ao calor, ao envelhecimento e ao aumento de volume em contacto com líquidos. Não obstante, ainda satisfaz cerca de um terço da necessidade mundial de borracha, graças à indústria de pneus.

 

 

Aplicações da Borracha Natural NR: 

 

 

O maior consumo de compostos em Borracha Natural certamente está na fabricação de pneumáticos. Principalmente para caminhões e veículos pesados, seja para banda de rodagem, laterais e outras partes do pneu. Em pneus de automóveis. A NR é usada na fabricação da carcaça devido a melhor adesão. tack para montagem, resistência á fadiga. rasgo a quente e menor geração de calor em trabalho dinâmico. Também a NR é normalmente empregada em blendas com Borrachas Butilicas Halogenadas para fabricação de câmara de ar para pneus pesados.

O emprego de compostos de Borracha Natural para artefatos industriais é muito amplo. Por exemplo; cobertura de correias transportadoras. Revestimento de rolos roda de empilhadeira, roletes para beneficiamento de milho e arroz, mangueiras e rnangotes diversos. Gaxetas e vedações. Lençóis calandrados. Tecidos emborrachados, coxins (incluindo os automotivos) e batentes amortecedores de impacto e vibra stops. Entre inúmeros outros.

Borracha Natural também é largamente usada na indústria calçadista. Seja na fabricação de solados, adesivos e outros componentes do calçado.

 

 

Principais características Borracha Natural NR: 

Borracha natural, simbologia NR.

Polímero insaturado, portanto, necessita de enxofre para promover a cura.

Necessita de óxidos metálicos e ácidos graxos como ativadores de vulcanização.

Devido a instauração na cadeia molecular principal necessita de antidegradantes, (já comentados acima), corno protetores

A borracha natural possui ótimas propriedades mecânicas no estado goma puras por apresentar tendência a cristalização quando submetida a esforços, portanto, o uso de cargas reforçastes mantém e ainda melhoram tais propriedades.

Devido â característica de possuir altos nervos, é necessária a adição de peptizantes no inicio do processo de mistura para catalisar a quebra das moléculas. Diminuindo o nervo, facilitando a incorporação de outros ingredientes e reduzindo o consumo de energia na mistura.

Com a adição de altos níveis de enxofre numa composição de borracha natural, pode-se conseguir a Ebonite (borracha de alta dureza), porém, é necessário compor formulações técnicas, devido a fragilidade e a contração dos artefatos. (este assunto será abordado adiante, ver Tabela 03)

Usando-se borracha natural de viscosidade Mooney mais elevada é possível aumentar os níveis de carga e plastificantes no composto.

 

 

Informações para orientação genérica. Na hora de especificar o produto para um projeto ou compra, deve se conhecer melhor alguns parâmetros.

Consulte nossos técnicos.