Dutra Borrachas | Plásticos | Poliuretano
Dutra Borrachas | Plásticos | Poliuretano
Não há produtos na lista

Borracha sbr (estireno butadieno sbr)

A borracha de butadieno estireno, SBR, é sem dúvida a borracha sintética mais difundida no mundo. Foi elaborada primeiro na Alemanha na década de 1930 com o nome de Buna S e posteriormente estudada nos Estados Unidos durante a 2ª guerra mundial com a denominação de GRS (Government Rubber-Styrene), sendo esta denominação posteriormente substituída por SBR. O produto alemão era, na altura, de difícil processamento.

O butadieno (CH2=CH-CH=CH2) e o estireno (C6H5-CH=CH2) são os monómeros de base para a produção de SBR, sendo o conteúdo de estireno de cerca de 23,5% , havendo todavia graus de SBR com teor de estireno de 40 a 85%. À medida que aumenta o teor de estireno, o produto da polimerização (SBR) assume mais a característica de produto termoplástico, pelo que este tipo se usa sempre combinado com SBR normal, obtendo-se, assim, maior facilidade de trabalho.

A maior parte do SBR, cerca de 85 a 90%, é polimerizado por emulsão, sendo os restantes 10 a 15% polimerizados em solução. Em função da temperatura de polimerização, a borracha obtida é classificada de “hot rubber” se a temperatura de polimerização é de cerca de 55 °C e de “cold rubber” se a temperatura de polimerização se situa entre 5-10 °C, possuindo esta última melhores características de laboração. Considerando o tipo de estabilizadores usados na polimerização, o SBR é classificado de SBR manchante (staining) e SBR não manchante (non-staining).

Existe também o SBR extendido com óleo (oil extended SBR), sendo o mais vulgar o que contém 25 a 50 partes em peso de plastificante sobre 100 partes de borracha, sendo este tipo de SBR o de mais fácil processamento. Os óleos usados podem ser aromáticos ou nafténico; o óleo parafínico não é utilizado porque não é suficientemente solúvel no SBR. Os tipos mais conhecidos de SBR extendido com óleo são o SBR 1712 (escuro) e o SBR 1778 (claro).

 

Propriedades Borracha SBR Butadieno Estireno:

Os vulcanizados obtidos a partir da borracha de butadieno estireno (SBR) apresentam uma melhor resistência à abrasão do que a borracha natural (NR), assim como uma melhor resistência a altas temperaturas (100 °C) e ao envelhecimento, mas uma menor flexibilidade e elasticidade a baixas temperaturas (até cerca de -50 °C). No caso das temperaturas elevadas, os vulcanizados de SBR apresentam um endurecimento e não um amolecimento como acontece com os vulcanizados de borracha natural. A permeabilidade ao gás apresentada é elevada, mas menor do que a dos vulcanizados de borracha natural enquanto que a resistência química é semelhante à da borracha natural.

 

 

Aplicações Borracha SBR Butadieno Estireno: 

borracha SBR não é indicada para resistir ao calor (temperaturas de regime, como vimos, acima de 85ºC) nem para resistir aos óleos. Tampouco resiste em meios químicos muito agressivos (ácidos e bases concentrados) e solventes. Não é adequada para aplicações dinâmicas, que exijam uma baixa elevação de temperatura em flexões repetidas. Das borrachas sintéticas, a borracha SBR é a utilizada em maior quantidade (cerca de 36%). É, sobretudo utilizada no fabrico de: pneumáticos, correias transportadores e de transmissão de movimento, tubos e mangueiras, componentes para calçado (solas e tacões), folhas, tapetes, pavimentos, artigos industriais diversos, etc. A sua popularidade advém, não somente de um conjunto de boas propriedades, como também um preço mais baixo, comparativamente com os demais elastômeros

.

 

Informações para orientação genérica. Na hora de especificar o produto para um projeto ou compra, deve se conhecer melhor alguns parâmetros.

Consulte nossos técnicos.